A Campanha Mulheres do UNISAL é uma homenagem da instituição a todas as mulheres que dedicam-se todos os dias para transformar seus sonhos em realidade.

O Dia da Mulher

Em 8 de março de 1857, tecelãs de Nova York realizaram uma marcha por melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária e igualdade de direitos. Na época, a jornada de trabalho feminino chegava a 16 horas diárias, com salários até 60% menores que os dos homens. Estas operárias foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 60, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas.

Depoimentos

Letícia Andrade Donatoni
18 anos
Engenharia Civil - Campinas/São José
Qual o papel da Mulher na Engenharia? O que significa para você?
O papel da mulher na Engenharia é demonstrar seu conhecimento e aptidão para projetar, planejar e executar com a responsabilidade exigida.
A mulher na Engenharia Civil veio para quebrar um tabu, provando que, com esforço, estudo e dedicação, podemos alcançar um objetivo em prol da sociedade.

Raíssa Paloma Correa Pires
22 anos
Engenharia de Produção - Campinas/São José

O que o Dia da Mulher representa para você?
Para mim o dia da mulher representa o empoderamento feminino. É o dia em que celebramos a transgressão da “Mulher Amélia” para a mulher que busca a igualdade de gêneros.

Marco Antonio Zamarian Criniti
18 anos
Direito - São Paulo/Santa Teresinha

O que você acha sobre o Dia Internacional da Mulher?
Esse dia é um marco importante e uma grande conquista. Apesar de ser representado em uma única data, o dia da mulher merece ser lembrado o ano todo, pois é ela que possui o dom especial de procriar a humanidade.

Ana Jessica Ubrich Gavioli
18 anos
Engenharia Elétrica - Americana

O que o Dia da Mulher representa para você?
O Dia Internacional da Mulher, representa para mim, um dia onde devemos lembrar e reconhecer o valor da mulher para a construção de uma sociedade mais justa.

Nataly Gonçalves Togeiro
22 anos
Engenharia Civil - Lorena

A mulher na engenharia significa desafio, superação, conquista e independência. É mais uma barreira que aos poucos estamos dissolvendo, visto que os méritos nessa área são, em sua maioria, voltados aos homens. Estamos mostrando que a mulher e o homem estão páreo a páreo nessa e em quaisquer profissões. O nosso lugar também é na engenharia, o nosso lugar é onde quisermos.

Miguelita Nunes Ribeiro
20 anos
Engenharia Mecânica - Lorena

Como mulher, enfrento diariamente a surpresa e a indignação por trilhar uma carreira profissional acima da pessoal. Contudo, no UNISAL as barreiras de gênero já não existem mais, me sinto bem em uma universidade onde todas nós mulheres, sendo alunas ou parte do corpo docente, somos tratadas com respeito. Nos cursos de Engenharia do UNISAL somos avaliadas por nosso desempenho acadêmico e interesse em nos tornarmos boas profissionais, com oportunidades iguais as de qualquer aluno.

Ronald Robson Selingardi
Educação Física - Campinas/Liceu Salesiano

O Dia Internacional da Mulher é de extrema importância nos tempos modernos, pois quebra paradigmas sociais tanto no aspecto familiar quanto no profissional. Como futuro educador físico, vejo a mulher ganhando espaço no mercado de trabalho e mostrando sua competência na Educação, nas Artes, na Dança e no Esporte.

Maria Paula Midões
Engenharia Mecânica - Lorena

O que é ser mulher na Engenharia?
Ser mulher na engenharia é acima de tudo uma conquista, além de ser uma honra; ainda mais no meu curso, Engenharia Mecânica. Pois saber que a mulher conseguiu chegar até aqui, conquistou seu espaço até no curso, que desde muito tempo foi um conhecido como um 'curso para homens', é saber a força da Mulher e uma inspiração para todas nós, que buscamos algo que muitas vezes pode ser considerado impossível. O ponto é: a Mulher é guerreira nata e tudo é possível para nós, basta acreditar e correr atrás.